terça-feira, 25 de outubro de 2011

Goiânia e PMDB nascem do mesmo ideal

A história de Goiás registra que em 05 de maio de 1942, através do panfleto “Mensagem ao Brasil”, Pedro Ludovico Teixeira entregou à nação brasileira a recém construída capital de nosso Estado, a cidade de Goiânia.

Fruto do sonho e trabalho do visionário político, nossa capital comemora neste mês seus 78 anos de existência e a jovem cidade mostra que o Dr Pedro, como era conhecido, estava certo. Foi a partir da mudança da capital, de  Goiàs para Goiânia, que o estado deu o salto definitivo rumo ao progresso que hoje nos orgulhamos.

Pedro Ludovico Teixeira não foi apenas o visionário, que dando asas aos sonhos, construiu no meio do cerrado, uma cidade, abrindo ruas e vencendo dificuldades de onde Goiânia brotou como fonte que jorra esperanças. Homem além de seu tempo, Pedro, enxergava o futuro de Goiás e do Brasil e sabia que era preciso além do desenvolvimento econômico, também garantir bases políticas sólidas e duradouras.

Assim pensando, Pedro Ludovico, em 08 de fevereiro de 1966, quando então exercia o cargo de Senador da República e testemunhando o início do regime de arbítrio que iria se prolongar sobre a nação reuniu a sua volta líderes leais e corajosos de Goiás e criou o Movimento Democrático Brasileiro, que mais tarde, também por imposição da força do regime militar, iria ter, ao seu nome, incorporado a letra “P”, passando a se chamar Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Foi assim que Dr Pedro legou as futuras gerações uma cidade e um partido. Por isso, Goiânia e PMDB, por serem filhos de um mesmo sentimento e ideal, se identificam. Ambos são parte de um mesmo sonho e nasceram para serem grandes e com o inarredável compromisso de servir e contribuir para o desenvolvimento de nosso estado e nossa gente.


Carta de fundação da capital Goiânia e a ata de fundação do MBD hoje PMDB, ambas feitas por Pedro Ludovico Teixeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário